feira internacional

Organização da Feicoop faz os últimos preparativos para receber o público a partir desta sexta-feira

Organização da Feicoop faz os últimos preparativos para receber o público a partir desta sexta-feira

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Avança a montagem da estrutura da 29ª Feira Internacional do Cooperativismo e da Economia Solidária (Feicoop) de Santa Maria. O evento ocorre entre sexta-feira (7) e domingo (8) no Centro de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter. Nestes dias, será possível visitar espaços para comercialização de produtos, além de acompanhar seminários, oficinas e atividades artísticas e culturais.

Em torno de 600 expositores da agricultura familiar, economia solidária e outros segmentos devem participar da feira deste ano. Os grupos vêm de diferentes cidades do Rio Grande do Sul e do Brasil.

O tema da Feicoop deste ano é “Construindo a sociedade do Bem Viver: por uma ética planetária”. A feira é organizada pelo projeto Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria, e tem o apoio da prefeitura, do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Em paralelo à feira, ocorre o Levante da Juventude, uma programação ampla de debates e de formação.

Neste ano, houve aumento da área coberta para mais conforto aos expositores e ao público visitante. Haverá setores como artesanato, floricultura e alimentação em maioria. A agroindústria terá um pavilhão especial com mais de 70 expositores. Ainda, próximo à praça de alimentação terá um palco com programação artística.

A programação completa dos três dias da Feicoop ainda não foi divulgada.

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Geoparques da região

Estão confirmadas as presenças de representantes de três geoparques da região (Quarta Colônia, Caçapava do Sul e Raízes de Pedra), bem como representação indígena com espaços especiais. Durante o evento, egressas das formações profissionais realizadas pelo projeto Progredir Geoparque Quarta Colônia, vinculado à subdivisão de Geoparques da UFSM, estarão expondo e comercializando produtos artesanais criados a partir dos cursos realizados pela ação.

Em 2022, os nove municípios que compõem o território do Quarta Colônia Geoparque Mundial da Unesco receberam 38 cursos, divididos em 53 turmas, desenvolvidos pelo projeto Progredir. Os trabalhos que serão apresentados foram desenvolvidos nos cursos ato ao prato, oficina de geleias e conservas vegetais, gestão de negócios e empreendedorismo, habilidades culinárias básicas e atendimento em restaurantes, bordado livre, produção de flores e plantas ornamentais para o paisagismo, design e criatividade para valorização de produtos locais, oficina de massas e cucas, oficina de geleias e conservas vegetais e confecção de geoprodutos.

Dentre os produtos que serão apresentados estão geleias e balas com frutas originárias da Mata Atlântica; bordados, crochês e trabalhos em tecidos desenvolvidos a partir das características da Quarta Colônia; acessórios inspirados na cultura afrobrasileira; além de produtos coloniais como conservas, bolachas, pães e alimentos inspirados nos dinossauros encontrados no território e plantas ornamentais.

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Os trabalhos que serão apresentados durante a Feicoop foram criados ou aperfeiçoados a partir da troca de conhecimentos nos cursos do Progredir. Além de oferecer uma alternativa para geração de emprego e renda aos moradores da Quarta Colônia, o projeto também contribui para a valorização da cultura local e do território, enfatizando as potencialidades disponíveis nesse local.

O projeto Progredir Geoparque Quarta Colônia é uma iniciativa coordenada pela UFSM em parceria com o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (Condesus) e os Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) dos nove municípios da região. A ação é financiada com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e objetiva a qualificação profissional de pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais.

*Com informações da prefeitura e do Projeto Progredir Geoparque Quarta Colônia

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Operação Ágata: ação fiscaliza as fronteiras brasileiras da Região Sul do país Anterior

Operação Ágata: ação fiscaliza as fronteiras brasileiras da Região Sul do país

Helicóptero da rótula da Fernando Ferrari será retirado para manutenção; trecho estará bloqueado nesta terça e outras 5 notícias Próximo

Helicóptero da rótula da Fernando Ferrari será retirado para manutenção; trecho estará bloqueado nesta terça e outras 5 notícias

Geral